Qualidade, Ambiente e Segurança
A qualidade dos cuidados e a segurança dos utentes e profissionais são uma prioridade para toda a equipa do Hospital de Cascais, que procura, diariamente, atingir os melhores resultados em saúde dos seus utentes.
Assumimos, diariamente, o compromisso de promover a implementação de práticas que assegurem a excelência dos cuidados, a segurança dos utentes e dos profissionais, a melhoria contínua dos processos, a melhor experiência dos utentes e a proteção do meio ambiente.
Prova deste compromisso são as certificações mantidas nos vários âmbitos, desde 2011, e a acreditação hospitalar, desde 2012, pela Joint Commission International (JCI), que avalia, em cerca de 1200 requisitos, a qualidade e segurança dos procedimentos clínicos e não clínicos em hospitais de todo o mundo.
Alinhado com as melhores práticas internacionais, o Hospital de Cascais aposta na melhoria contínua do seu Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, como uma ferramenta de gestão fundamental para um crescimento próspero e sustentável da organização.
No âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, é certificado, segundo a norma ISO 9001 - um referencial internacional de gestão da qualidade - em oito serviços: Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia, Esterilização, Bloco Operatório e Recobro, Gestão de Utentes e Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
O Hospital de Cascais foi, em 2011, o primeiro hospital do país a ser certificado pela norma ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental – que visa a melhoria contínua do desempenho ambiental da organização. Em 2023 juntou-se ao Global Green and Healthy Hospitals, uma rede internacional de organizações de saúde (Hospitais Verdes) distinguidas pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em 2024 tornou-se membro executivo dessa mesma organização.
Em 2023 foi também certificado em Segurança e Saúde no Trabalho, segundo a norma ISO 19011 – um referencial internacional de boas práticas para a melhoria contínua da saúde e segurança das organizações, reforçando o seu compromisso com a promoção da saúde dos seus trabalhadores.
No âmbito tecnológico, o Hospital de Cascais é certificado, desde 2017, com o nível 7 da escala EMRAM do HIMSS Analytics (Healthcare Information and Management Systems Society), tendo-se distinguido por ser o primeiro hospital português reconhecido com o mais elevado nível de maturidade na utilização dos sistemas e tecnologias da informação em prol da segurança e qualidade dos cuidados prestados aos nossos utentes.
Muitos têm sido os reconhecimentos externos atribuídos ao Hospital de Cascais, ao longo dos anos, pela qualidade mantida, eficiência demonstrada e excelência atingida na prestação de cuidados de saúde aos seus utentes.
POLÍTICA DA QUALIDADE