Cuidar 24 horas, todos os dias do ano
No Serviço de Urgência do Hospital de Cascais encontrará a Urgência Geral, a Urgência Pediátrica e a Urgência Ginecológica e Obstétrica. Juntas, asseguram a prestação de cuidados diferenciados de acordo com a faixa etária e respetivas necessidades de quem procura os nossos serviços de saúde.
Seguindo as melhores práticas internacionais, o Hospital de Cascais classifica as urgências de acordo com a Triagem de Manchester, em que é estabelecida uma ordem de prioridade, sendo o atendimento feito de acordo com o risco clínico identificado perante as queixas apresentadas.
Com a aplicação da Triagem de Manchester, o Hospital de Cascais visa assegurar uma rápida resposta às situações urgentes e emergentes, gerindo também com o máximo rigor clínico o tempo de atendimento, contribuindo para uma melhor gestão do tempo de espera.
O Serviço de Urgência funciona em estreita articulação com a Unidade de Cuidados Intensivos e restantes especialidades, nomeadamente as que suportam a realização dos diversos meios complementares de diagnóstico.
Porque uma urgência não escolhe dia ou hora, as três urgências do Hospital de Cascais funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Triagem de Manchester
O sistema de Triagem de Manchester está acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros.
Este sistema utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao Serviço de Urgência.
Como se faz a Triagem de Prioridades?
Após efetuar a sua inscrição na receção do Serviço de Urgência, será encaminhado para um gabinete, onde será atendido por um enfermeiro que começará por fazer algumas perguntas sobre o motivo da sua vinda, atribuindo-lhe uma “cor”, após uma observação rápida e objetiva.
O que significam as cores?
Existem cinco cores, que representam diferentes graus de gravidade: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.