Não há nenhum parto igual. Todos são momentos irrepetíveis para os pais e um momento especial para as nossas equipas. Queremos ajudá-la a envolver este momento num ambiente de segurança, tranquilidade e felicidade.
No dia do parto, a grávida seguida no Hospital ou a grávida em situação de urgência faz a receção no balcão da urgência geral (aberta 24 horas), subirá depois ao piso 3, onde será avaliada por uma equipa dedicada.
Se tiver chegado o momento do parto ficará em observação e será levada para o bloco de partos, que fica mesmo ao lado da neonatologia, reforçando assim a segurança em caso de necessidade de assistência ao bebé no nascimento. Caso pretenda terá sempre o acompanhante ao seu lado, desde que as condições de saúde da mãe e do bebé e os procedimentos clínicos a realizar assim o permitam.
As salas de parto do Hospital de Cascais estão equipadas com casa de banho, duche, cama articulada e cadeira para o acompanhante. É aqui que a grávida permanece durante o trabalho de parto e nos momentos após o nascimento do bebé. Se houver necessidade de qualquer procedimento cirúrgico, a proximidade às salas de bloco operatório garante a agilidade na resposta.
Quando o bebé nasce é imediatamente identificado com uma pulseira com o nome da mãe e, como medida extra de segurança, é colocada uma pulseira anti-rapto. Mãe e bebé ficam em observação na sala de parto antes de subirem ao quarto onde permanecerão até à alta.
Para partilha do momento de felicidade que é o nascimento de um bebé, o horário de visitas no Hospital de Cascais é alargado – das 12h às 20h. Aconselhamos que essa gestão de visitas (2 em simultâneo + o acompanhante) seja gerida de forma equilibrada e de acordo com o desejo de cada família.