O Hospital de Cascais orgulha-se de responder às necessidades da população que serve, sobretudo na perspetiva da excelência clínica.
Qualidade e Segurança
Qualidade presente no nosso dia a dia
Para o Hospital de Cascais, a qualidade e a segurança são uma prioridade e uma aposta de toda a equipa. Esse nosso compromisso justifica o facto de termos sido dos primeiros hospitais em Portugal a obter a acreditação pela Joint Commission International (JCI), que avalia a qualidade e segurança dos procedimentos clínicos e não clínicos em hospitais de todo o mundo.
O Hospital de Cascais é também avaliado pelo SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde. Da responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde, o SINAS tem por base três valores fundamentais: rigor, transparência e objetividade. E permite uma comparação com todas as Unidades de Saúde nacionais que estão neste sistema, permitindo assim de forma transparente uma melhor avaliação comparativa da qualidade assistencial desenvolvida em Portugal.
Os princípios orientadores deste sistema de avaliação da qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde em Portugal são:
- Mais e melhor informação sobre a qualidade do sistema de saúde;
- Melhoria contínua dos cuidados prestados;
- Incremento da capacidade de análise do utente.
O Hospital de Cascais está, assim, constantemente a ser avaliado seja por auditorias internas, seja por auditorias externas realizadas por entidades independentes.
Tecnologias de informação em prol do doente
O Hospital de Cascais é considerado um dos hospitais mais tecnológicos da Europa, pelo HIMSS Analytics — a maior organização mundial na área das tecnologias de informação de saúde.
O Hospital de Cascais é o único hospital português classificado pelo HIMSS Analytics no nível 7, partilhando a vanguarda com uma restrita elite de três hospitais na Europa - Espanha, Holanda e Turquia.
Numa avaliação que envolveu peritos internacionais, foram verificadas as diversas tecnologias utilizadas e provada a relação entre a tecnologia, a segurança dos doentes e a prestação de cuidados de saúde.
Tanto o nível 7 que o Hospital de Cascais atingiu como o nível 6 a que chegou em 2016, fazem parte de um processo contínuo e sólido que demorou vários anos. São o resultado de uma análise crítica da prática clínica, e de uma inesgotável vontade de melhorar o serviço em prol das populações de Cascais e Sintra.
Somos acreditados pela JCI e fomos o primeiro Hospital em Portugal com uma Certificação Ambiental (ISO 14001), tendo ainda o Certificado da Qualidade em cinco serviços: Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização. Somos ainda o único hospital português classificado pelo HIMSS Analytics no nível 7, partilhando a vanguarda com uma restrita elite de três hospitais na Europa.